ANÁLISE GRAFOLÓGICA DE ROSA PARKS

Rosa Parks (1913-2005), uma das grandes personalidades do ativismo antirracista, atuou na luta pelos direitos civis e contra a segregação racial nos Estados Unidos,  defendendo causas relacionadas ao longo de toda a sua vida.

Carta escrita à mão por Rosa Parks, datada de 25-8-1982.

É notório que os traços grafoescriturais de Rosa Parks  revelam uma pessoa determinada e confiante em seu potencial, fatores que alimentam os  sentimentos de eficácia  para alcançar os objetivos (Tônica, Fluida, Igual, Enraizada, ligeiramente Ascendente).

É uma escrita cuidadosamente elaborada (Esmerada) com alta legibilidade, o que evidencia sua intenção de ser compreendida e sentido de dever; revela capacidade de conexões lógicas e de síntese, com habilidade expositiva notável porque mantém um fio condutor entre seus pensamentos, garantindo a transmissão das suas ideias de forma coerente (Ligada).

No conjunto dos aspectos gráficos – Tônica, Fluida, Igual, Enraizada, Esmerada, Larga entre letras, Largura equilibrada entre linhas, Ligada e ligeiramente  Ascendente – encontramos uma pessoa autoconfiante, bastante determinada em todos os aspectos da vida,  com uma visão positiva sobre os fatos e acontecimentos, mostrando resiliência, isto é,  excelente capacidade para lidar, enfrentar e superar obstáculos com rápida recuperação de seu senso de eficácia, mostrando-se decidida, corajosa e determinada, permanecendo firme em suas convicções com tenacidade de fé.

 “A neurofisiologia estabelece que nossos comportamentos dependem dos estímulos nervosos que os receptores sensoriais transmitem ao cérebro. Os traços verticais (Palotes das letras d, t, p, q) são fortes indicativos da nossa modalidade comportamental, isto é, do conjunto estável de ações e reações de um organismos aos estímulos provenientes do ambiente externo (estímulos) e do interior do próprio organismo (motivações)”. Piscologia dela Scrittura –  Antonello Pizzi.

As ovais se apresentam de formas variadas na escrita de Rosa, identificando que sua inteligência é guiada pela intuição (Ovais estreitas) com alto grau de persistência e determinação para afirmar suas próprias posições (Ovais angulosas na parte de cima), tendendo a se concentrar sobre objetivos específicos com agudeza de espírito e perspicácia (Ovais agudas).

Ao observarmos outro conjunto de aspectos gráficos – Ovais angulosas acima, Ligada, Direção levemente Ascendentes/Reta, Inclinação Dextrogira, Tônica, Enraizada, palotes tônicos,  barra das letras “t” com forte pressão,  Traços finais bem pressionados com movimento ascendente e ovais variavelmente angulosas  – , percebemos que estamos diante de uma pessoa com forte consciência de si mesma e convicção em suas ideias que são desenvolvidas  com coerência , constância, com atitudes construtivas e empenho pessoal vigoroso em busca da concretização dos seus objetivos, com disposição para correr riscos, passar por desafios  e desenvolver novas habilidades. Nesse conjunto  ainda podemos citar um estilo de comunicação que tende a ser realizado de forma emotiva, intensa e entusiasmada,  favorecendo –  em determinadas situações –   manifestações verbais exaltadas.

 “Aprendi ao longo dos anos que quando uma pessoa está decidida, o medo é eliminado; saber o que deve ser feito acaba com o medo. Diferenças de raça, nacionalidade ou religião não devem ser usadas para negar direitos ou privilégios de cidadania a nenhum ser humano”. Rosa Parks – falecimento no dia 24 de outubro de 2005 aos 92 anos. 

Volto a lembrar: 

O conhecimento do teor de uma análise grafológica é sempre de extrema confidencialidade e responsabilidade. Deixo a observação, que inclusive sempre faço e deixo registrado em todos os artigos aqui do blog, nos meus cursos e palestras desde 1994,  que na folha de papel escrita existe um ser humano que merece  todo o respeito, então,  ofereça ao outro o mesmo cuidado e consideração que você dedica a si mesmo.

Bibliografia:

Psicologia della Scriturra  –  Antonelo Pizzi (2010)

Romar, Elisabeth – Las Inteligencias Múltiples y la Vocación en Grafología (2011)

Texto escrito em 27 de maio de 2023 por:

Elisabeth Romar –  Economista, grafóloga, pesquisadora, perito grafotécnico, assessora em RH e consultora grafológica, com MBA pela PUC- RJ em Finanças Corporativas, atua com análises grafológicas para empresas (Brasil e exterior) na área de Seleção de Pessoal, Remanejamento de Cargos, Falsificação de Textos e Assinaturas, Desenvolvimento Pessoal, Avaliação por Competências, Prevenção de Risco; Orientação Vocacional/Profissional para jovens acima de 16 anos, adultos e pessoas que desejam mudar de profissão/carreira. Autora do livro “Las Inteligencias Múltiples y la Vocación en Grafología” (2011).

Precisando contratar novos talentos com qualidade e agilidade? Entre em contato para encontrar a pessoa certa para a função a desempenhar na empresa.