A CRIANÇA E A ESCRITA

A escrita à mão é uma movimentação simbólica transmitida por sinais gráficos! Seus neurônios e suas sinapses adoram quando você escreve, pois, seu cérebro fica ativado!

Edmond Solange Pellat (francês) asseverava que: os movimentos que engendram os gestos gráficos encontram-se em relação com o estado orgânico do sistema nervoso central e variam com as modalidades desse estado!

A escrita é um gesto aprendido. Escrever requer uma grande preparação cuidadosa de recursos mentais superiores (pensamentos).

A escrita é uma forma material e permanente de fixação dos gestos no papel, gravando ideias e sentimentos.

Mas, o que é o gesto? O gesto é uma forma de se expressar com a movimentação corporal; inclusive a escrita, também é psicossomática, pois de um lado temos a aparelho cerebral e por outro o somático (musculatura do braço e mão).

No começo a criança copia moldes bem simples, indo, aos poucos, aos modelos mais complexos. Ela treina esses movimentos (gestos) das formas alfabéticas de sua cultura (país de origem). Isto fica armazenado no calamus scriptorius. Então depois que essa parte do cérebro (Centro Nervoso da Escrita) já contém os movimentos das formas e seu braço e mão já estão “adaptados” a produzi-los, a criança não mais precisa copiar e sim escreve, pois, as imagens já foram arquivadas na memória visual e motora (ambas muito importantes ao ato de escrever).

Quando queremos escrever o cérebro envia estímulos-movimentos à musculatura (braço e mão) fazendo os gestos gráficos.

Para produzir uma escrita precisamos:

  • Ter visão das palavras (imprescindível).
  • A probabilidade de manifestar ideias.
  • Entender o sentido convencional.

Texto: Luísa Medeiros

– medeiros.luisa@gmail.com