Tendências de Alarme na Escrita
Conforme escrevi várias vezes aqui no blog, na grafoanálise/grafologia as manifestações gráficas presentes não podem ser interpretadas de forma isolada, sendo necessário observar, medir, analisar, classificar e interpretar de forma exigente, minuciosa, rigorosa e estabelecer uma interação entre elas.
Hoje vou falar um pouco sobre alguns signos e aspectos gráficos que em conjunto possibilitam identificar tendências a comportamentos desfavoráveis que podem provocar atitudes e atuações que escapam do controle da pessoa e, por este motivo, podem produzir reações inesperadas em completo desacordo com os usos e costumes.
- Aumento brusco de tamanho em uma determinada letra: instabilidade emocional, perda de controle.
- Aumento brusco de tamanho na letra final: reações súbitas de mau humor ou agressividade; dificuldade para aceitar o ponto de vista alheio.
- Zona média grande e predominante, com maiúsculas desproporcionais: pessoa que não aceita críticas; atitudes de soberba; avaliação exagerada de si mesmo.
- Tamanho desigual: pessoa temperamental e emotiva.
- Ovais bucladas ou com movimento contrário: o significado irá oscilar (de acordo com outros signos gráficos) entre fofoca, intriga e falta de transparência .
- Escrita desorganizada: indisciplina e desorganização
- Empastamentos e congestões: são aspectos que podem ocorrer como consequência de patologias psicofísicas; se não há patologias, podem pertencer a pessoas com comportamentos indesejáveis.
- Ligações angulosas: acúmulo de tensões.
- Traços em espirais: tendências narcisistas e egocêntricas.
- Escrita inacabada (quando a pessoa tem dificuldade para terminar a palavra ou se descuida das pontuações): negligência, preguiça, falta de objetividade, dificuldade para concluir tarefas.
- Pressão excessiva na vertical: autoritarismo, sentimento egocêntrico, imposições exasperadas; tendência a manifestações explosivas.
- Plenos e Perfis com a mesma pressão: dificuldade de expressar as emoções; carência de empatia, insensibilidade e indiferença com a dor alheia; impulsividade primária.
- Pressão acerada: impulsos defensivos frente a conflitos.
- Desigualdades de pressão: variações ou mudança repentina no comportamento, no humor e na forma de liberar as emoções; emotividade sem controle.
- Aumento brusco de pressão na extremidade inicial ou final do traço: significa acúmulo de tensão que pode escapar a qualquer momento; é como se fosse uma bolha que pode estourar quando menos se espera.
- Espiral centrípeta no traço final: ideias obsessivas; avaliação excessiva de suas habilidades; exibicionismo.
- Traços complicados (quando se coloca na letra elementos gráficos desnecessários e que não constam do modelo caligráfico) : – mente confusa, carência de foco.
- Frouxa: dificuldade para fixar a atenção de forma ativa.
- Formas triangulares na zona média: tendências masoquistas
- Ângulo que se apresenta ao mesmo tempo na base das hastes e das pernas: defesa e resistência sobre as ideias fixas e irremovíveis; dificuldade de adaptação as mudanças e a exercer a autocrítica (Tutusaus).
- Rigidez com inclinação paralela dos eixos periféricos: frieza, indiferença e descaso em relação aos sentimentos alheios; tendência a comportamento antissocial.
O conhecimento do teor de uma análise grafológica é sempre de extrema confidencialidade e responsabilidade. Deixo a observação, que inclusive sempre faço nos meus cursos e palestras desde 1994, que na folha de papel escrita existe um ser humano que merece todo o respeito, então, ofereça ao outro o mesmo cuidado e consideração que você dedica a si mesmo.
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Texto escrito em 28 de novembro de 2021 por Elisabeth Romar.
Sobre a autora:
Elisabeth Romar é Economista com especialização em Finanças Corporativas pela PUC- RJ, especialista e pesquisadora em grafologia, consultora grafológica para empresas (Brasil e exterior) na área de Seleção de Pessoal, Remanejamento de Cargos, Desenvolvimento Pessoal, Avaliação por Competências, Previsão de Risco, Orientação Vocacional/Profissional. Diretora da Academia Internacional de Estudos Grafológicos. Autora do livro “Las Inteligencias Múltiples y la Vocación en Grafología” (2011).
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