Inteligência Lógico – Matemática X Grafoanálise
É a inteligência que permite com que a pessoa pense criticamente, execute cálculos complexos e descreva a comparação entre os diversos aspectos. É a inteligência dos cientistas.
Essa inteligência inclui sensibilidade para esquemas lógicos e relacionamentos, declarações e proposições, funções e abstrações. Os tipos de processos usados a serviço dessa inteligência incluem: categorização, classificação, deduções, generalização, cálculo e prova de hipóteses. As pessoas com a inteligência lógico-matemática bem desenvolvida gostam de cálculos, ordem, sistematização, de reconhecer problemas e resolvê-los. Pode-se dizer que são pessoas com habilidades para enumerar, seriar, deduzir, medir, comparar, concluir e provar. Nos adolescentes é percebida nos que gostam de jogar xadrez, sudoku, tangram e gamão.
Embora sejam operações sequenciais atribuídas preferencialmente às áreas do lobo parietal esquerdo (os circuitos neurais do processamento numérico estão localizados principalmente no lobo parietal, especificamente no sulco intraparietal e no giro angular), certos aspectos dos próprios processos matemáticos, em determinadas operações, indicam o papel do hemisfério direito.
A inteligência lógico-matemática se relaciona com as Inteligências linguística, espacial, musical, cinestésico -corporal e intrapessoal. Encontrada em economistas, engenheiros, matemáticos, cientistas, contadores, programadores de computação, físicos, químicos, manifestam forte inteligência lógico-matemática.
Ao traçar um perfil grafoanalítico, o profissional deve ter extrema precaução em não avaliar os signos isoladamente, sendo necessário confirmar as interpretações com outros elementos. Primeiramente precisa observar o conjunto para ter uma impressão geral do mesmo.
As margens devem sempre ser avaliadas: margem inicial, esquerda, direita, final (na presença de folhas subsequentes) + posição e todos os aspectos gráficos que envolvem a assinatura.
Lembrando também que a redação para ser avaliada, nunca poderá ser escaneada por scanner virtual (nem foto), modalidade em que se perde a visualização da pressão; a imagem precisa ser de alta resolução para o estudo perfeito da PRESSÃO.
Abaixo, temos alguns signos gráficos que tentem a estar presentes na escrita de pessoas com predomínio da Inteligência lógico – matemática.
Habilidades previstas:
– reconhecimento de modelos abstratos: ESTÉTICA, ESMERADA, PARCA, CLARA.
– raciocínio dedutivo: BRINCOS, DIVERGENTE
– Saber discernir relações e conexões: LIGADA, DIVERGENTE
– pensamento científico e vocação para pesquisa: PEQUENA, ESTREITA + OVAIS VARIAVELMENTE ANGULOSAS, CONTORCINADA, PARCA, AMPLA ENTRE PALVRAS, DEXTRÓGIRA.
As escritas DESLIGADAS tendem a concentrar-se sobre a análise de aspectos singulares, segmentares, setoriais (por exemplo: cientistas da computação, químicos, biólogos, analistas financeiros, contadores).
Frequentemente, na escrita de pessoas dotadas de inteligência lógico-matemática, os alongamentos superiores e inferiores são tendencialmente reduzidos, coerentemente com a concentração de energia e atenção no plano horizontal, o plano da racionalidade. A diferença qualitativa é dada pela tendência de expansão horizontal, isto é, das TRES LARGURAS + DIVERGENTE.
Elisabeth Romar – Análises grafológicas para Seleção e Desenvolvimento Pessoal, Orientação Vocacional/Profissional, Avaliação por competências, Previsão de Risco.
Venha Participar dos cursos de 2021
Categorias
Posts recentes
- TRANSIÇÃO DE CARREIRA: Reinventando o Seu Futuro
- LUDOPATIA – O INCONTROLÁVEL DESEJO POR JOGOS DEAZAR
- IDENTIFICANDO RISCOS COMPORTAMENTAIS: UM OLHAR GRAFOLÓGICO
- A IMPORTÂNCIA DE AVALIAR CADA MEMBRO DE UMA EQUIPE PARA POTENCIALIZAR RESULTADOS
- CAPACIDADE DE IMPROVISAR – A Flexibilidade Organizada para Superar Desafios