Como está sua memória? Você pode avaliar por meio da escrita, sabia?

O que é memória?

Memória é o processo contínuo de retenção de informações ao longo do tempo. É a capacidade de receber informações, armazená-las e recuperá-las posteriormente. A memória é essencial para todas as nossas vidas. Sem uma memória do passado, não podemos operar no presente ou pensar no futuro. Não seríamos capazes de lembrar o que fizemos ontem, o que fizemos hoje ou o que planejamos fazer amanhã. Sem memória, não poderíamos aprender nada.

Sem uma memória do passado, não podemos operar no presente ou pensar no futuro

Como reconhecer o processo da memória por meio da escrita?

Em psicologia, a memória é dividida em três estágios: codificação, armazenamento e recuperação.

  • Codificação (ou registro): o processo de recebimento, processamento e combinação de informações. A codificação permite que as informações do mundo exterior cheguem aos nossos sentidos na forma de estímulos químicos e físicos. Nesta primeira etapa devemos alterar as informações para que possamos colocar a memória no processo de codificação.

Alguns Signos Gráficos: Igual + Estética – Harmônica; Pequena; perfis menos pressionados que os plenos; Divergente.

  • Armazenamento: a criação de um registro permanente das informações codificadas. O armazenamento é o segundo estágio ou processo da memória no qual mantemos as informações por períodos de tempo.

Alguns Signos Gráficos: Igual, Estética – Harmônica + Clara; ligada, divergente, parca, perfis menos pressionados que os plenos.

  • Recuperação (relembrar ou reconhecer): a chamada de volta das informações armazenadas em resposta a alguma sugestão para uso em um processo ou atividade. O terceiro processo é a recuperação das informações que armazenamos. Devemos localizá-la e devolvê-la à nossa consciência. Algumas tentativas de recuperação podem ser fáceis devido ao tipo de informação.

Alguns Signos Gráficos: Fluida + divergente + calma.

Como reconhecer o processo da memória por meio da escrita?

De acordo com Robert Sternberg :

A memória é o meio pelo qual nos baseamos em nossas experiências passadas para usar essas informações no presente.” (Robert Sternberg)


Para Margareth W. Matlin :

Memória é o processo de manter as informações ao longo do tempo.” (Matlin, 2005)

Observação: se você anda esquecendo de pontuar os ii, fique atento porque seu momento atual pode ser de grande falta de motivação, falhas na capacidade de atenção e difícil recuperação da memória.

Quer saber mais?

As inscrições para as turmas de Grafoanálise/Grafologia para 2021 online já estão abertas. Caso você tenha interesse no curso, deixe seu email por mensagem privada ou no Direct do Instagram.

Turmas de Grafoanálise/Grafologia

Texto: Elisabeth Romar

2 Comentários.

  • Andreia do Carmo
    outubro 9, 2020 9:08 pm

    Passei a amar esse nível de conhecimento imensurável que nos leva a uma consolidação do aprendizado sobre nós e para o outro

  • Seus artigos são fantásticos e muito esclarecedores. Parabéns! Sempre compartilho Luisa