Estratégias Inteligentes para Reconhecer Sinais de Narcisismo
Características da pessoa narcísica
O comportamento do narcisista é caracterizado pelo sentimento constante de autovalorização, de superioridade (megalomania), necessidade de liderar, de ser admirado sem reservas.
Pessoas narcisistas gostam de receber frequentemente elogios, superestimam suas habilidades, exageram sobre suas realizações e pontos fortes e gostam de ser sempre o centro das atenções. Vivem em constante e excessiva busca por reconhecimento e atenção; esperam que aqueles ao seu redor valorizem suas conquistas, seu talento e os elogiem por sua aparência;
Encontram dificuldade em admitir a culpa quando estão errados, não sabem lidar com críticas, sentem-se humilhados e derrotados quando confrontados com elas. Tal fato pode desencadear respostas emocionais como raiva ou desprezo, levando-os a reagir de forma hostil em relação à pessoa que fez a crítica.
Tais fatores sugerem que o narcisismo pode ser compreendido como uma adaptação compensatória para superar e encobrir a baixa autoestima e a insegurança.
Impacto do narcisismo no ambiente de trabalho
Carentes de empatia, não reconhecem ou compartilham os sentimentos e necessidades dos demais; também podem mostrar vaidade e arrogância; extremamente críticos, sentem-se ameaçados pelo sucesso dos outros, por isso, frequentemente buscam minimizar as conquistas alheias.
Trabalhar com um chefe ou colega de trabalho com atitudes narcisistas pode transformar o emprego dos sonhos em um pesadelo porque é um comportamento que tende a prejudicar a saúde mental dos companheiros profissionais e impactar toda a cultura do local de trabalho.
A escrita pode identificar se a pessoa tem tendência ao narcisismo?
Sim, podemos observar os seguintes aspectos grafológicos: escrita concentrada, desligada ou continuidade desigual, redonda, predomínio da zona média, haste (zona superior) realçada, ascendente, traços iniciais longos, finais regressivos pela zona superior; letras complicadas, com a presença de adornos, anelados, gestos tipos de espirais, laços e inflados; assinatura maior que o texto.
Segundo o grafólogo catalão Jaime Tutusaus (14 /11/ 1933 – 21/06/2016) a presença da zona inferior inflada traduz o narcisismo amoroso.
Volto a lembrar:
1- O conhecimento do teor de uma análise grafológica é sempre de extrema confidencialidade e responsabilidade. Deixo a observação, que inclusive sempre faço nos meus cursos e palestras desde 1994, que na folha de papel escrita existe um ser humano que merece todo o respeito, então, ofereça ao outro o mesmo cuidado e consideração que você dedica a si mesmo.
2- Ao traçar um perfil grafoanalítico, o profissional deve ter extrema precaução em não avaliar os signos isoladamente, sendo necessário confirmar as interpretações com outros elementos. Primeiramente precisa observar o conjunto para ter uma impressão geral do mesmo. As margens devem sempre ser avaliadas: margem inicial, esquerda, direita, final (na presença de folhas subsequentes) + posição e todos os aspectos gráficos que envolvem a assinatura.
Texto escrito em 13 de maio de 2024 por
Elisabeth Romar: Economista, Headhunter, grafoanalista, assessora e consultora em Recrutamento e Seleção, com MBA pela PUC- RJ em Finanças Corporativas, atua com análises grafológicas para empresas (Brasil e exterior) na área de Seleção de Pessoal, Remanejamento de Cargos, Falsificação de Textos e Assinaturas (perícia grafotécnica), Desenvolvimento Pessoal, Avaliação por Competências, Previsão de Risco; Orientação Vocacional/Profissional para jovens acima de 16 anos, adultos e pessoas que desejam mudar de profissão/carreira. Autora do livro “Las Inteligencias Múltiples y la Vocación en Grafología” (2011).
Precisando contratar novos talentos com qualidade e agilidade? Entre em contato para encontrar a pessoa certa para a função a desempenhar na empresa.
Categorias
Posts recentes
- TRANSIÇÃO DE CARREIRA: Reinventando o Seu Futuro
- LUDOPATIA – O INCONTROLÁVEL DESEJO POR JOGOS DEAZAR
- IDENTIFICANDO RISCOS COMPORTAMENTAIS: UM OLHAR GRAFOLÓGICO
- A IMPORTÂNCIA DE AVALIAR CADA MEMBRO DE UMA EQUIPE PARA POTENCIALIZAR RESULTADOS
- CAPACIDADE DE IMPROVISAR – A Flexibilidade Organizada para Superar Desafios