GRAFOANÁLISE – Identificando o comportamento altruísta
O que é altruísmo?
O termo altruísmo foi cunhado em 1851 pelo filósofo e sociólogo francês Auguste Comte (1798-1857), para caracterizar o impulso da atitude de amor ao próximo, a ausência do interesse próprio e da preocupação genuína com o bem-estar de outras pessoas.
A pessoa altruísta age movida por um sentimento de responsabilidade e solidariedade com os problemas alheios, o próprio bem está condicionado ao bem do outro. Quando a ajuda é dada por motivos altruístas, o indivíduo que a pratica, não espera retribuição, reciprocidade, gratidão, reconhecimento ou quaisquer outros benefícios.
Todos os dias, numerosos atos de altruísmo ocorrem ao nosso redor com pessoas que dedicam do seu tempo e energia substanciais para ajudar os outros.
Empatia compassiva
Embora a compaixão e a empatia sejam diferentes, a empatia compassiva ou preocupação empática vai além de apenas entender o outro, de ser capaz de sentir o que ele sente. Nesse tipo, a pessoa é impulsionada a ajudar o outro com atitudes práticas.
Sentindo-se bem
Estudos mostram que o altruísmo pode ativar centros de prazer no cérebro, trazendo bem-estar emocional e aumentando consideravelmente a paz de espírito. Isso significa que realizar um ato altruísta pode provocar sentimentos de felicidade. Cientistas também concluíram que comportamentos altruístas podem aliviar a dor física.
Como identificar na escrita?
Quando estamos diante da escrita de uma pessoa altruísta, podemos observar a presença dos aspectos gráficos: estética – harmônica, boa tonicidade, ligada/agrupada, dimensão pequena, vibrante, curva e enlaces curvos, simplificada, oscilante (de Marchesan), palotes côncavos, larga entre letras.
O autêntico altruísmo é silencioso: a boa ação realizada não exige nada em troca e muito menos aplausos. São as atitudes altruístas que nos fazem recuperar a fé na humanidade.
Texto escrito por Elisabeth Romar em 04 de julho de 2022.
Elisabeth Romar, assessora em RH e grafoanalista, atuando para empresas (Brasil e exterior) na área de Seleção de Pessoal, Remanejamento de Cargos, Falsificação de Textos e Assinaturas, Desenvolvimento Pessoal, Avaliação por Competências, Previsão de Risco; Orientação Vocacional/Profissional para jovens acima de 16 anos, adultos e pessoas que desejam mudar de profissão/carreira. Autora do livro “Las Inteligencias Múltiples y la Vocación en Grafología” (2011).
Precisando contratar novos talentos com qualidade e agilidade? Entre em contato para encontrar a pessoa certa para a função a desempenhar na empresa.
Categorias
Posts recentes
- TRANSIÇÃO DE CARREIRA: Reinventando o Seu Futuro
- LUDOPATIA – O INCONTROLÁVEL DESEJO POR JOGOS DEAZAR
- IDENTIFICANDO RISCOS COMPORTAMENTAIS: UM OLHAR GRAFOLÓGICO
- A IMPORTÂNCIA DE AVALIAR CADA MEMBRO DE UMA EQUIPE PARA POTENCIALIZAR RESULTADOS
- CAPACIDADE DE IMPROVISAR – A Flexibilidade Organizada para Superar Desafios