2ª parte
Ter boa letra, escrever com legibilidade e de forma organizada, são fatores que ajudam no êxito da redação para o vestibular, na seleção de pessoal ou na parte discursiva de um concurso.
Para construir um bom texto, entre outros itens, é necessário que as ideias estejam bem organizadas para desenvolver o tema com coerência e coesão, apresentar argumentos bem fundamentados, porém ter uma boa escrita à mão é fundamental.
Não temos dúvidas que atualmente os adolescentes e jovens são os que mais utilizam e dominam as novas tecnologias e a cultura digital. As crianças e adolescentes de hoje são muito mais informadas que as gerações anteriores porque são bombardeados de informações pelos meios tecnológicos. Nascem e vivem no meio da tecnologia digital, sendo chamados de “nativos digitais” na “Era da Informação”. 
Possuem uma enorme habilidade para múltiplas conexões sendo capazes de conversar com alguém em seu ambiente espacial e ao mesmo tempo digitar com uma das mãos em um celular e na outra ter um mouse.
Apesar de toda essa facilidade em manusear os aparelhos digitais muitas vezes não possuem a mesma habilidade para escrever à mão, produzindo uma escrita torpe.
Qual a solução?  Reeducação Grafoescritural.
É um método fundamentado na Grafologia. 
Na reeducação grafoescritural são modificados  os gestos gráficos que representam obstáculos na evolução e harmonia da escrita e da personalidade individual, sob o ponto de vista motor, psíquico e mental. (Streletski)  
“A escrita é o reflexo da atividade de nosso cérebro e este é a fonte criadora e reguladora das percepções, instintos, tendências, sentimentos e reações do ser humano”.(Isabel Sánchez – Bernuy no livro Grafoterapia e Grafoestima). 
A reeducação grafoescritural começa a mostrar resultados desde as primeiras semanas em que é aplicada e o seus benefícios dependem em grande parte da dedicação do escrevente. É realizada com exercícios grafoescriturais obrigatoriamente personalizados porque cada indivíduo manifesta os sintomas de forma particular.
É um método que mostra resultados permanentes e comprovados.