Você quer ter a sua própria empresa?

Empreender é a palavra que mais se escuta no momento. Quem sonha em ser empresário, ter o seu próprio negócio e se desenvolver no mundo corporativo é porque está decidido a ter uma vida livre trabalhando para si mesmo, algo irresistível para muitos. Sem dúvidas, o caminho de um empresário é um dos mais satisfatórios que pode ser tomado. O problema reside na dificuldade para alcançar o sucesso, provocando sempre níveis altos de incertezas e estresse mental, levando às vezes ao fracasso.

Você tem perfil empreendedor?

Empreender requer muita garra para trabalhar, planejamento, responsabilidade, criatividade, conhecimento da área em que pretende atuar e, acima de tudo, atitude adequada na hora de assumir riscos. Entender as características da personalidade que há por trás de um espírito empreendedor ajuda o indivíduo a ter êxito e a evitar o insucesso.

Você já viu nosso Congresso Online de Grafologia? Reunimos 10 profissionais que mostram como você pode usufruir ao máximo da Grafologia

Existem muitas pesquisas que foram realizadas sobre os diferentes traços de personalidade que devem caracterizar um empresário bem sucedido e, embora as pessoas não sejam iguais, existem certos traços comuns que um empreendedor de sucesso possui.

Abaixo, faço uma observação sobre alguns desses traços para você que deseja passar de empregado a empregador.

Capacidade de assumir riscos

Qualidade fundamental para quem deseja empreender. Ao colocar em prática um projeto, automaticamente um risco é assumido. A capacidade de assumir riscos está associada com a atitude que relaciona o interesse que a pessoa possui para atingir um objetivo e a capacidade de analisar possíveis situações que possam surgir, tanto positivas como negativas.

Riscos

O empreendedor deverá ter capacidade para identificar os riscos que possam surgir em sua atividade e solicitar, quando necessário, assessorias especializadas para dispor de medidas necessárias para minimizar essas dificuldades e tomar decisões equilibrando vantagens e desvantagens.

Autoconhecimento

Conhecer as características pessoais é de extrema importância para qualquer pessoa que queira se desenvolver bem em todas as áreas da vida.

Autoconhecimento

Muitas vezes existem particularidades na personalidade da pessoa que ela ainda não percebeu. Para saber a área que mais combina com a personalidade é importante conhecer e alinhar as preferências e aptidões.

Criatividade

Ter criatividade é ser original, não seguindo as normas preestabelecidas e nunca imitando o que já foi feito por milhares de pessoas.

Pense Fora Da Caixa

É a capacidade de inovar, produzir novas ideias ou conceitos, ou novas associações entre esses, que geralmente levam a conclusões novas, resolvem problemas e produzem soluções originais e valiosas que satisfaçam a questão. É ter a genial
capacidade para “thinking outside the box”.

Ousadia

Segundo Johann Goethe “Qualquer coisa que você possa fazer ou sonhar, você pode começar. A ousadia tem genialidade, poder e magia em si”. No sentido de empreender, a pessoa ousada é aquela que possui coragem, valentia, capacidade de inovação. A palavra “coragem” vem do latim coraticum – COR, que significa “coração” e o sufixo – ATICUM, que é utilizado para indicar uma ação referente ao radical anterior -. CORATICUM seria, literalmente, ação do coração, isto porque se acreditava que era neste órgão que a coragem se alocava.

Ousadia

Capacidade de desempenhar várias funções Empreendedores bem – sucedidos tendem a ter diversas habilidades e conhecimento de várias áreas diferentes. A capacidade de executar múltiplas funções permite-lhes adaptar, gerenciar e sobreviver muito melhor para a árdua tarefa de criar um negócio a partir do zero.

Autoconfiança e motivação

A autoconfiança gera a motivação. Continuar com o espírito empreendedor após um período de declínio é típico da grande maioria dos empresários que possuem um forte senso de autoconfiança e oportunidade, mesmo quando as chances são aparentemente escassas.

Autoconfiança

Essa crença em si mesmo e o desejo de melhorar tornam-se sua verdadeira motivação.

Responsabilidade

Essa é a virtude de tomar atitudes de forma consciente assumindo as consequências das decisões e respondê-las de maneira apropriada em cada momento. É ser coerente em todos e em cada um dos seus atos perante a sociedade, a sua empresa e principalmente a seus trabalhadores.

Responsabilidade

Tenacidade

Força que impulsiona a continuar com empenho e determinação em algo que deseja realizar. É necessário ao empreendedor ter constância e perseverança, isto é, assumir claramente as obrigações com o futuro do negócio e com o planejamento estratégico do mesmo.

Tenacidade

Você já leu meu livro digital sobre Grafologia no Recrutamento e Seleção de Pessoas?

Agora pergunto: como identificar essas características na pessoa?
Sabia que por meio da análise grafológica você pode constatar se possui o perfil do empreendedor? A análise grafológica vai mostrar quais as características mais atuantes e
quais as que necessitam de estímulos para você se tornar um grande empreendedor.

Então, não espere mais, peça a sua avaliação agora!
Informações: elisabethromar22@yahoo.com.br

Autoria do texto: Elisabeth Romar
Bibliografia:
Romar, Elisabeth – As Inteligências Múltiplas e a Vocação na Grafologia.
Dirección General de Política de la Pequeña y Mediana Empresa – Secretaría General
de Educación y Formación Profesional. Madrid
http://www.comercionista.com/emprender