De acordo com Crepieux-Jamin a escrita grande é aquela onde as minúsculas medem mais de 2mm de altura e na  escrita pequena as minúsculas medem menos de 2mm.
Segundo Vels, a zona media da escrita grande é maior que 3mm e a zona média da escrita pequena é inferior a 2,5mm.

Ao verificar o tamanho da escrita deve-se observar  os  aspectos FORMA e MOVIMENTO e o ESPAÇAMENTO ENTRE PALAVRAS E LINHAS. 

A escrita grande tem como um dos seus significados  o orgulho,  tendência a sede  de poder, de hierarquia, de importância social ou de admiração. É quando a pessoa atribui a si uma certa importância. Vitalidade. Extroversão. 

Quando a escrita  é grande com predomínio do movimento, revela vitalidade, dinamismo, entusiasmo; quando vem com predomínio da forma, traduz gosto pelo grandioso, personalidade com tendências exibicionistas. Tendência a deformar os fatos por ter a imaginação exagerada, o que lhe  causa falta de objetividade  nos juízos, revelando a  ausência de sentido crítico.

A escrita pequena traduz  timidez, introversão, concentração de energia e ideias. Na área profissional pode significar tendência a especialização. Curiosidade intelectual, capacidade crítica e de observação. Modéstia, simplicidade, sentimento de dever.  Em muitos casos a miopia é a causa da escrita pequena.

Quando na escrita pequena predomina o movimento, indica reflexão, controle, previsão e quando predomina a forma , mostra maior objetividade , capacidade de planejamento com atitude mais passiva.

Lembre-se sempre, outros aspectos gráficos devem ser observados para formar uma síndrome que confirme as características da personalidade.