“ A Grafologia é a ciência que tem por objeto de estudo o caráter, o temperamento e a personalidade da pessoa, por meio da análise dos aspectos do movimento, forma e espaço na escrita.” Matilde Ras (1881- 1969) – introdutora da Grafologia Científica na Espanha.

Grafologia e Simbolismo Espacial

A Grafologia não é um método de previsão do futuro. Nela nada há de oculto nem de esotérico. A análise grafológica nos permite traçar um retrato profundo da pessoa.

Segundo o Prof. José Carlos de Almeida Cunha (07/07/1932, Belo Horizonte – MG ), Mestre em Eng. Civil e de Produção e Grafólogo:

“A Grafologia é uma ciência humanista e uma técnica de observação e interpretação, que possibilita o estudo da personalidade pelo exame de um manuscrito”.

Por exemplo, se a escrita da pessoa é de tamanho pequeno, mostra tendência a estarmos diante de uma pessoa observadora, com visão detalhista do mundo. Mas lógico que apenas esse aspecto gráfico – “dimensão pequena” – não é o suficiente para realizarmos uma análise confiável da personalidade da pessoa. Na grafologia precisamos conjugar vários outros aspectos gráficos presentes no conjunto da escrita para chegarmos a um resultado e isto conseguimos com o estudo completo da teoria e do indispensável exercício da prática.

Base da Grafologia

A Base da grafologia está no o reconhecimento simultâneo da FORMA, ESPAÇO e MOVIMENTO.

Com estes três aspectos obtemos uma visão global do grau de energia, equilíbrio e adaptação da pessoa que escreve.

A Forma

A FORMA corresponde à modalidade de caráter (conjunto de características e traços relativos à maneira de agir e de reagir) da pessoa. Com a FORMA podemos conhecer a firmeza moral, definir a coerência das ações de quem escreve, assim como seu procedimento e comportamento.

Mostra as características da própria individualidade, o estilo de vida e de conduta em geral. Quando a forma é desequilibrada, revela que a conduta da pessoa também se manifesta da mesma forma.

O Movimento

Quando falamos de MOVIMENTO observamos para onde se dirige o impulso gráfico. Muito bem definido pelo Prof. Juan Allende de Campo (2 de março de 1945 , Madrid – Espanha), o “MOVIMENTO é a manifestação mais natural e espontânea do ser humano, começa desde a gestação”. O MOVIMENTO é o aspecto das dinâmicas internas e externas pelas quais a pessoa está passando no momento de escrever.

É o aspecto dinâmico vital da escrita e sua organização, movido pelas necessidades e desejos do escrevente. Compreende a pressão (intensidade de energia), rapidez (vivacidade), dimensão (irradiação), inclinação (forma de contato), direção (ânimo) sendo um excelente indicador do nível de vitalidade e dinamismo das funções psíquicas, mentais e físicas da pessoa em seus sentimentos, ideias, desejos e hábitos de conduta. Há muitos tipos de movimento:
fluido, espontâneo, inibido, controlado, dinâmico, firme, frouxo, monótono, etc. Aqui incluímos também a consistência do TRAÇO GRÁFICO. Quando há desequilíbrio no movimento é porque também há desequilíbrio nos setores da personalidade, subconsciente, consciente e intelecto.

ESPAÇO

O ESPAÇO GRÁFICO corresponde à folha de papel. Inicialmente temos a folha de papel em branco, sem nenhum componente gráfico, mas depois esse espaço vai sendo ocupado e estruturado conforme a pessoa vai escrevendo. A folha de papel tem o significado simbólico do mundo da pessoa e o gesto gráfico simboliza a forma como a pessoa interage no mundo, como vai gerenciando esse espaço. Observando como a escrita ocupa e se movimenta no espaço percebemos a influência e domínio que a pessoa tem sobre o espaço circundante, os efeitos dos impactos emocionais do meio ambiente sobre ela, o nível de equilíbrio e autocontrole em suas reações, grau de objetividade, contato com os demais, impulsividade ou autocontrole, capacidade de julgamento.

É importante a observação das margens (inicial, final, direita e esquerda), a distribuição das letras, palavras e linhas. Para os que desejam entender mais sobre ESPAÇO – FORMA – MOVIMENTO é fundamental o conhecimento do SIMBOLISMO ESPACIAL e dos ASPECTOS GRÁFICOS: ordem, dimensão, forma, inclinação, pressão, direção das linhas, velocidade, continuidade.

Deixo aqui uma importante observação: muitas pessoas questionam o fato da sua letra ter mudado ao longo do tempo. Sabemos que nada permanece igual, nada é fixo ou parado. Podemos dizer que o que fica estagnado é o que não flui, não evolui, não progride. Conforme evoluímos, nossa escrita também evolui. Primeiro aprendemos com o modelo caligráfico, mas com o tempo vamos tomando distância desse modelo de acordo com a cultura adquirida, com a estruturação da personalidade influenciada pelo meio ambiente, nossas vivências, forma de organizar o tempo, valores. Então a mudança na forma de escrever é sempre muito bem-vinda, significa que houve progresso.

“ A escrita é o autorregistro dos fenômenos psíquicos” segundo o médico Max Nordau (Pest, 1849 – Paris 1923).

1 Comentário.