Por Antonello
Pizzi 
Antonello Pizzi (Itália) e Elisabeth Romar (Brasil)

Organização

É dotado de
incansável energia e de eficiência psicofísica (traçado robusto, fio gráfico
íntegro) e de plena auto eficiência (fluidez + alongamentos inferiores
pronunciados); utiliza com determinação e de forma otimizada os seus recursos
pessoais (fluidez + forte pressão, ainda que na horizontal).
O seu
comportamento é caracterizado pelo estilo constante e por um tom de humor
regular (grafismo uniforme, variações harmônicas de tamanho, tem capacidade de combinar
e de fundir percepções diversas em uma unidade harmônica e coerente, em modo
consciente e controlado, habilidade visual-espacial, imaginação ativa, elevado
senso estético (escrita estética ++).
Age controlando
a atitude e o comportamento conforme as regras e valores socialmente compartilhados
e individualmente interiorizados (accurata).


Sentido do eu – Autoestima
Consciente do
próprio valor, tem um forte senso do eu (muito estética, iniciais grandes na assinatura,
sobretudo no nome, que prevalece no tamanho da inicial do sobrenome: Eu
individual que prevalece sobre o Eu social e diminui a autoridade paterna),
atento à própria imagem, pelo amor próprio e para atender a favores dos outros,
se apresenta com segurança, causando um certo impacto (estética com precisão
formal, apesar da fluidez gestual).

Apoiado por uma atitude de
significativa confiança nas próprias capacidades intelectuais, se orienta
facilmente em situações novas (tamanho médio, forte pressão, fluida).

Habilidade cognitiva

Tem grande
capacidade de atenção (estética), de concentração, de abstração de manter-se em
um nível elevado (accurata, contorta, tensa).

Fortemente intuitivo, pega “no ar” o núcleo central do problema que tem pela
frente, com imediato instinto, sem interferência da racionalidade (ovais
estreitas), se aprofunda ao máximo e elabora as suas intuições, não
contentando-se com a primeira impressão (ovais largas) , confronta as
experiências anteriores com aquelas novas (scattante), reconhece prioridade e
ordem de importância dos elementos que compõem a situação, separa o necessário
do supérfluo (divaricata), filtra as informações com senso discriminativo e as
processas com prontidão (divaricata, tensa).

As suas habilidades em acolher relações, encontrar sentidos lógicos de causa e
efeito, se colocam nitidamente acima da média (ligada100 e + ), focaliza e
converge sobre objetivos precisos, formula opiniões críticas e penetrantes (escrita
precisa além da média), enquadra a situação na sua globalidade com segura
síntese (ligada) e clareza das representações mentais, formando-se uma visão do
todo completa (clara), nem sempre conseguindo inserir neste quadro positivo uma
perspectiva de longo prazo (sem espaço suficiente entre as palavras, exceto no
meio da escrita).

Tem boa memória
eidética (estética + clara), ou seja por imagens/fotográfica – e associativa (ligada,
scattante, divaricata, contorta), recupera os dados apropriados  (divaricata) com ordem (clara) e velocidade
(fluida).
Sabe obter
vantagem da própria experiência segundo o princípio do “learning by doing”
(aprendendo e fazendo) (scattante), desenvolve modalidade adequada e eficaz ao afrontar
problemas internos e externos, atinge rapidamente os recursos pessoais, com
intuições e ideias improvisadas que permitem rever o problema e de propor
soluções insólitas (combinada).
Há realmente
particular perícia para resolver problemas, individualiza estratégias
imprevistas e as otimiza em novos problemas, em modo criativo e eficiente
mediante heurísticas, isto é, mediante a adoção de procedimentos verificados
eficazes na solução de problemas anteriores (ligada,combinada).
Vê e prevê
possíveis turbulências antes que elas aconteçam (ligada + ovais alngulosas na
base), avalia com síntese e precisão meios e percursos para otimizar custos e
benefícios ( ligada + accurata).
Graças a soma destas
competências, alcança um excelente desempenho na projeção e no planejamento, mesmo que neste âmbito possa
arriscar, de vez em quando, não dando atenção a todas as variáveis possíveis
que as consequências de suas decisões possam provocar (pouco espaço entre as
palavras).

 

Desenvolveu os
processos de pensamento convergente, imitativo, reprodutivo, ao ponto de
permitir um adequado padrão dos setores de aplicação de suas competências e de se
abrir ao pensamento divergente, produtivo, com originalidade de ideias,
capacidade de reorganização e resimbolizacão dos elementos e de produção de
muitas respostas, diferentes entre si (escrita plástica, moderadamente antimodelo).
Entre os dois
tipos de pensamento, trabalha com uma estreita interdependência: a sua
criatividade não é separada de um conjunto de regras que a distingue da
arbitrariedade e que consente a sua atividade criativa de ser reconhecida (antimodelo
de fácil leitura).
A sua
curiosidade é constantemente ativa (fluida, ovais abertas à direita); realiza o
seu elevado potencial com flexibilidade intelectual (variável), riqueza de aportes
inventivos (antimodelo), engenhosos (combinada) e com variações sobre temas
pré-existentes (variável na altura do tamanho, espaço entre as palavras, traços
do t, no alongamento e largura dos bucles das pernas das letras  “d”, “p” e “q”).
De orientação principalmente
técnico-científico (larga de letra + contorta), consegue realizações
importantes graças também ao decidido senso prático e a capacidade organizativa
(muito ligada + tendência a enraizada + forte pressão).
Inteligência social e emotiva

Relaciona com
harmonia e equilíbrio (estética + accurata), mantendo sempre o controle,
atravessado por um constante fio de tensão que contem a espontaneidade (tensa, algumas
angulosas).

Interage com fluência, desenvoltura, participação ativa, abertura ao novo
(fluida, scattante, variável, algumas ovais abertas à direita), conservando
desembaraço formal (accurata informal) e atenção à sua imagem (estética ++).

As suas
tendências extrovertidas são equilibradas com 
a presença de tendências introvertidas, com as quais conserva padrão e
destaque (fluida, eixos literalmente retos, hastes retas, um pouco angulosa.


Recolhe  diversos aspectos do seu interlocutor com
intuito psicológico (oscilante), sem interferência  na empatia (perfis grossos, ausência de afilamento)
pela necessidade de ter a situação sempre sob controle.
Escolhe pessoas
que correspondam aos seus princípios éticos e morais (estética + linha reta +
justa entre linhas). Quando a situação requer, se compromete, em nome de uma
forte razão externa, procurando lidar da melhor forma possível com a situação
para resolvê-la a seu favor (muitos “ricci de nascondimento” no final das
palavras).

Constrói ligações que atravessam o tempo com continuidade. Nas relações, sejam
públicas ou privadas, é como a hera: onde se coloca, fica (hiperligada).

Utiliza
instrumentos de mediação, de conciliação entre posições diferentes para evitar
ou atenuar conflitos e tensões, favorecendo o desenvolvimento de relações
pessoais serenas e construtivas, de forma madura (estética, oscilante, ovais
variavelmente angulosas).
Comunica de modo
eficaz, adapta o dito registro linguístico ao contexto e satisfaz as
informações requeridas de modo adequado. Tem particular habilidade oratória
(escrita muito ligada, scattante, divaricata, contorta : LSDC, sinais que dão
margem ao fio gráfico que corre sobre a linha, conferindo ritmo a escrita,
ritmo inserido no contexto claro e muito estético, com um nível expressivo
formal elevado).
Satisfaz as
informações requeridas em modo adequado (clara), se comunica também através do
“não dito”, sabe quando e sobre que coisa calar para evitar retaliações desagradáveis
(ricci del nascondimento, muito frequente nas escritas de personagens políticos
– ou comumente de poder + alguns traços da letra “t” omitidos).

Modalidade operativa

A ação é
dinâmica (fluida, scattante) e finalizada, visando à criação de sentido
(estética); é plenamente consciente dos conteúdos da sua missão (larga de letra)
e é de total confiabilidade executiva, há um teutônico senso de dever e uma
férrea autodisciplina, observa as regras e as detém com escrúpulo (accurata formal),
salvo quando decide dar-lhe uma interpretação pessoal (soluções antimodelo) por
causa de força maior, por imposições externas (ricci del nascondimento).
Crê com
tenacidade nas  próprias ideias, há  grandes convicções e tende a impor a própria
visão, desprovido de tratos dogmáticos (muitas ovais angulosas acima + linhas
horizontais longas e  pressionadas: subjetivismo
+ letras “s” verticalizadas).
Raramente
inclinado a mudar o seu próprio ponto de vista, taticamente  pode deixar transparecer  de haver  mudado a própria visão dos fatos, mas espera o
momento oportuno para realizar o que há na cabeça, esperando apenas que o outro
se distraia para voltar a agir segundo
os próprios esquemas (ovais variavelmente angulosos).
Não se deixa influenciar
por ninguém e leva até o fim aquilo que inicia (muito ligada + linhas
horizontais longas e pressionadas) com uma marca pessoal (accurata formal com outras
antimodelo).

Perseverante, determinado nas tarefas exigentes atuando sem interrupções e
distrações, sem olhar nem a direita ou a esquerda, mantendo a sua atividade
eficiente a longo prazo, com dedicação e rendimento (ligada, forte pressão, tensa,
reta, ovais angulosos acima).

Graças a sua
personalidade de expressão (estética + moderada antimodelo, concentrada nas
ligações combinadas) sabe exercitar influência e impor-se como figura dotada de
autoridade (forte pressão, ainda que  na
horizontal).
É fortemente
motivado pelo desejo de autoafirmação e de ascensão social, da necessidade de
demonstrar a si mesmo o próprio valor e de ser capaz de realizações
significativas.
Tem aspirações
de peso (muito fluida e ascendente) e significativas ambições pessoais; guiadas
por um íntimo desejo de se refazer de uma ferida narcisista que há de uma
origem distante e da qual a provável causa  é a figura paterna (traço intra e extra na letra
“O” de Obama). Sobre este percurso, sacrificou e sacrifica uma parte considerável
de si, identificando-se integralmente com sua missão (letra “O” atravessada no
sentido vertical + letras “s” verticalizadas: tendências monoideísticas).

Resiliente, enfrenta riscos e fatores de estresse mesmo quando exagerados; metaboliza
provocações, ataques e frustrações (tensa/elástica), reage às adversidades das
quais sai substancialmente ileso (robusta-tônica + forte pressão, elástica, muito
ligada, enraizada, divaricata, ovais angulosas acima, hastes retas, algumas angulosas,
reta, moderadamente ascendente).

Aceita os desafios
como oportunidades de confronto pessoal, os encara com senso de crescimento e
maximização do conhecimento, de domínio da situação, com a qual utiliza para
seus projetos e seus sonhos de gloria (moderadamente ascendente,
tendencialmente enraizada, pernas dilatadas nas letras “g”).

Liderança


É motivado ao
melhoramento, tem gosto pela competição leal (ascendente + direção da linha reta) e um certo prazer pelo poder (pernas
dilatadas com perfis ascendentes pressionados), incrementado por acentuadas tendências
mono maníacas (letras “s” sistematicamente mais verticalizadas e maiores que as
outras).
Tem propensão à liderança
por assertividade e determinação (forte pressão + pouco espaço entre as palavras)
e sabe conquistar o respeito sem imposições arbitrarias, com autoridade e
carisma (estética com elaboração pessoal, antimodelo).
Tende a
desenvolver sinergias, criar redes, compor conexões, senso de propriedade e de
integração no interior de uma organização sistêmica (muito ligada).
Tem a capacidade
de planificação estratégica (LSDC, combinada), assume decisões com velocidade
(fluida), depois de haver avaliado de vários ângulos (variável) as possíveis
opções (contorta), não considerando porem, todos os possíveis efeitos (larga  entre as palavras somente no meio da escrita).
Adapta o próprio
estilo a diversas ocasiões, ajustando o comportamento com os do interlocutor,
modula a autodefesa em modo tático segundo a oportunidade e a necessidade
contingente (junta, oscilante, ovais variavelmente angulosas).
Dosa a própria reação em função da
urgência e da relevância do evento estressante, em função da necessidade de
manter uma imagem de si, adapta a situação social, utilizando uma gama de
imagens e de táticas de auto-apresentação, com o uso de estratégias úteis
afim de evitar possíveis falhas, para
resolver a interação social a seu favor (signos de  impulsividades mesclados com os de autocontrole,
pouco espaço entre as palavras em escrita ereta, oscilante estética, contorta),
também impulsionado pelo desejo de deixar um rastro inequívoco do próprio
trânsito terrestre (muito pressionada, ainda que na horizontal).
Texto original: italiano
Tradução: Ana Paixão
Revisão: Elisabeth Romar


Pequeno glossário:
Accurata
= esmerada
Antimodelo = personalizada.
Contorta = contorcionada
Divaricata=  traços afastados nas letras “i”, “m”, “n”, “u”
Estética ++ =
muito estética
Ligada100 e + = ligada acima do normal.
LSDC = ligada, scattante,
divaricata, contorta.
Ricci de
nascondimento = traços de ocultação
Scattante = Saltitante
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