O QUE É GRAFOLOGIA?

Em virtude da escrita ser essencialmente um reflexo dos processos cerebrais do escritor, podemos dizer que a grafologia é uma técnica de avaliação tanto expressiva quanto projetiva, que analisa o perfil da personalidade e do comportamento do indivíduo.

ABORDAGEM PERSONALIZADA NÃO PADRONIZADA

Diferente de avaliações e testes comportamentais padronizados, a análise Grafológica  não é aprisionada a critérios pré-estabelecidos. Cada pessoa é um ser único e sua escrita é a expressão desse universo singular. A análise grafológica considera o estilo individual do escritor, abraçando as nuances e particularidades que tornam cada um de nós excepcionais, explorando a interconexão entre a mente, o corpo e o ambiente,  eliminando a abordagem nomotética e dando as boas-vindas e reconhecimento a singularidade!

Sua aplicação é um processo meticuloso que envolve observação, medição, análise, classificação e interpretação das manifestações gráficas presentes em uma escrita à mão durante a atuação e dinâmica do trajeto que a caneta realiza, com o objetivo de descrever as ricas características biopsicossociais que compõem a essência de um indivíduo ou grupo, transcendendo fronteiras culturais e temporais. 

Os traços grafoescriturais carregam significados profundos e a análise grafológica nos ajuda a decifrar esses significados com precisão, sendo valioso instrumento para aplicação em diversos campos, tais como: seleção de pessoal, orientação vocacional/profissional, grafologia infantojuvenil, autoconhecimento, desenvolvimento pessoal, grafologia forense, reeducação da escrita, publicidade, documentos históricos.

QUEM É ELISABETH ROMAR?

Economista com MBA pela PUC – IAG – RJ em Finanças Corporativas e Marketing, Grafoanalista, Perito Grafotécnico, Pesquisadora, Consultora vocacional/profissional, Palestrante e Professora em Empresas, Universidades e Congressos Nacionais e Internacionais (México, Argentina, Chile, Itália, Espanha, Colômbia) na área de Grafologia para Recursos Humanos, Orientação Vocacional e/ou Profissional, Criminal e de Riscos. Autora do livro “Las Inteligencias Múltiples y la Vocación en Grafología” (2011). Diretora da Academia Internacional de Estudos Grafológicos, Membro Efetivo da Sociedade Brasileira de Grafologia (SOBRAG), Embaixadora no Brasil da Red Mundial de Grafologia (México), Membro de Honra da ProGraf (Argentina) Presidente do Colégio Brasileiro de Professores de Grafologia (2012-2014) e organizadora do primeiro congresso on-line de grafologia no mundo realizado em 2017 – CONAGRAFO.